Muita gente associa o uso do protetor solar aos dias de sol intenso e muito calor, mais comuns no verão. Entretanto, até nos dias frios e nublados é necessário cuidar da pele.
Durante o inverno, há uma diminuição da incidência dos raios UVB, principais causadores dos cânceres de pele. Porém, os raios UVA, também nocivos, têm poder de penetração regular na pele.
Use todos os dias
No frio, no calor, com tempo aberto ou nublado: o protetor solar é necessário. Ele impede o surgimento de manchas e pintas que podem causar câncer e até o envelhecimento precoce da pele, causados pelos raios solares (mesmo aqueles que você não consegue notar). É essencial aplicar o protetor diariamente nas partes que ficam expostas, principalmente no rosto, no pescoço, no colo, braços e mãos, inclusive em ambientes fechados: você sabia que até a lâmpada fluorescente do escritório pode agredir a sua pele? Os raios de luz artificial podem causar manchas irreversíveis.
Fator de proteção
A maioria dos dermatologistas recomenda o fator 30 como mínimo, mesmo em dias frios. O ideal é reaplicar o protetor a cada quatro horas, pois o suor, a poluição e a luz artificial reduzem o seu tempo de ação.
Creme ou gel
Em geral, a textura em creme é a mais apropriada para dias frios, já que a pele fica mais ressecada. O creme ajuda a hidratar a pele, deixando-a mais macia – enquanto o gel, à base de álcool, favorece ainda mais o ressecamento. Se você usa maquiagem, também pode procurar por produtos que tenham o protetor solar em sua fórmula.
A Quality oferece protetores para diversos tipos de pele. Clique aqui para conhecê-los.
[Fontes: M de Mulher | Minha Vida]