Quem nunca iniciou uma dieta e, mesmo mantendo a regularidade de horários e porções, se manteve com o peso estagnado? A nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral e Consultoria, explica que isso ocorre por nossas escolhas alimentares. “Muitas vezes, o baixo teor calórico ou de gorduras leva a pessoa a selecionar itens pensando ser leves para o cardápio e benéficos para a perda de peso, mas mal imaginam que podem estar sabotando o próprio objetivo”, revela. “Por isso a importância de ter sempre a palavra de um profissional e de estudos que possam esclarecer as dúvidas nesse quesito”, destaca a especialista que listou, abaixo, 10 alimentos que podem estar prejudicando a eficácia dos seus propósitos!
Atenção máxima aos rótulos
Peito de peru
Um aperitivo muito escolhido para compor dietas por conter baixo teor de gordura, trata-se de um vilão. Além de conter muito sódio, possui nitritos e nitratos – conservantes altamente prejudiciais à saúde.
Pão integral
Existem no mercado pães com 100% farinha integral, sem açúcar refinado. Mas é de extrema importância atentar-se ao ingredientes na hora da compra. Pois existem também aqueles que “escondem” em sua composição mais farinha refinada do que farinha integral, baixa quantidade de fibras e grande quantidade de açúcar refinado. A lista de ingredientes deve ser sempre em ordem decrescente. O primeiro ingrediente é aquele que está em maior quantidade no produto e o último, em menor quantidade, por isso a farinha integral deve ser o primeiro alimento listado na embalagem. Fique de olho!
Barra de cereal
Existem barras que são, sim, consideradas adequadas, como as opções sem glúten, sem lactose e que contam com mais oleaginosas e cereais como chia, quinua e amaranto. Entretanto, existem muitas barrinhas com alta quantidade de gordura saturada, açúcar e corantes. Analisar os rótulos e os ingredientes que compõe os alimentos deve ser o fator primordial na hora das compras.
Sucos light de frutas
É enorme a quantidade de adoçantes presentes nos sucos artificiais. E alguns adoçantes (ciclamato, sacarina) têm níveis altos de sódio. O ideal é sempre pensar nos benefícios que os alimentos irão proporcionar ao nosso organismo. É interessante que os sucos de frutas contenham fibras, o que não acontece com a maioria dos sucos em pó light. Por isso, quando for optar por um suco de caixinha, atente para a maneira como ele é adoçado, descrito na embalagem do produto.
Bolachas integrais
É o mesmo caso dos pães integrais. Muitos biscoitos integrais contêm em sua composição mais farinha refinada do que integral, baixa quantidade de fibras e grande quantidade de gordura saturada. Dar uma olhada na composição, nunca é demais!
Requeijão
Costuma ser um dos mais escolhidos quando o assunto é reeducação alimentar. Mas deve-se ter cautela no uso, pois possui grande quantidade de gordura saturada. Prefira a ricota light para os seus recheios.
Legumes em conserva
As opções in natura são ótimas por serem ricas em fibras, diferente das dos enlatados que acabam tendo grande quantidade de sódio, podendo ser prejudiciais à saúde e maximizando o inchaço físico.
Shakes substitutos de refeições
Antes de mais nada, fazer esse tipo de troca alimentar, eliminando uma refeição completa por um shake não é saudável. Além de não manterem a saciedade por muito tempo, essas bebidas nem sempre possuem as quantidades necessárias de micronutrientes (vitaminas e minerais) e, em muitos casos, contêm alta quantidade de carboidrato e baixa quantidade de proteínas.
Suco de soja
A soja para as mulheres é interessante por conter isoflavona (composto da soja, também chamado de fitoestrogênio, semelhante ao estrógeno), que potencializa o equilíbrio desse hormônio. Mas para os homens e crianças pode ser prejudicial justamente pelo mesmo motivo. Homens devem evitar soja, pois no organismo o fitoestrogênio se transforma em estrógeno (hormônio feminino), baixando os níveis de testosterona. Já as crianças, podem entrar na puberdade precocemente por causa deste componente da soja. Além disso, os sucos de soja podem também conter quantidades significativas de sódio e açúcar.
Molhos prontos para salada
Consumir salada é supersaudável, mas o ideal é evitar a colocação de molhos prontos e industrializados, que possuem grandes quantidades de industrializados e conservantes. A gordura e o sódio podem não só estagnar o seu processo de emagrecimento como ainda causar grande desconforto e inchaço físico. Dê preferência aos prepares frescos e caseiros, neste caso.